sábado, 11 de abril de 2020

Shabat Shalom! Pessach Sameach!






= Ainda teremos dias melhores que estes... Shabat Shalom!
































































                                         







SHABAT HAGADOL

Grande Shabat! Shabat HaGadol Groice Shabes!
“O Shabat antes de Pessach é chamado de O Grande Shabat”. (Orach Hayim, parágrafo 430).
Por quê? São muitas as explicações...
A do grande milagre (Nes Gadol) que ocorreu antes da saída do Egito. Deus ordenou aos israelitas que pegassem um carneiro nesse Shabat (dia 10 de Nissan) e o guardassem até a quarta-feira (dia 14), quando fariam o sacrifício (Korban Pessach) e comeriam sua carne assada. Como consta na Torá (Êxodo 12:3): "No décimo dia deste mês, tome para si cada homem um cordeiro para cada família, um cordeiro por casa". Para os egípcios, o carneiro era uma divindade, Amon, o que os enfureceu – mas eles nada fizeram aos judeus!
Shabat Hagadol também pode traduzir-se com o significado de "O Shabat dos Grandes” e se refere à “maioridade do povo”, já que foi o começo da observância das mitsvot para a comunidade judaica, que agora tornavam-se “grandes”, como um menino no dia de seu Bar-Mitsvá.
Neste Shabat, lemos na Haftará as palavras do profeta (Malaquias 3:23): "Eis que eu vos envio o profeta Elias antes da vinda do dia de Deus, o GRANDE e terrível". Esta profecia é o fim de todas as palavras dos profetas e a sua consolação, pois Malaquias é o último dos profetas.
Depois da destruição do Templo o judaísmo rabínico assumiu a liderança do povo judeu na diáspora. A ideia dos sacrifícios foi mudada para: oração, práticas de caridade e estudo da Torá.
Substituíram o costume de adquirir um cordeiro pascal por uma mensagem especial a ser dada aos judeus no Shabat HaGadol, usualmente ministrada por um sábio em Torá que discursa sobre as leis referentes a Pessach e que no dia seguinte lidera a distribuição de Matsot aos pobres.
Shabat Shalom! Git Shabes! Pessach Sameach!

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário