segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Elul - um toque de shofar por dia...
                                   
                                      




















                                         

Estou postando todos os dias um vídeo com toque do Shofar, para um "toque virtual" visando despertar nossas consciências, até os Iamim Noraim, Rosh haShaná - Iom Kipur.

https://www.facebook.com/100009651515095/videos/1007075922957449/








https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=awATvJ9LK9o

http://dalvalynch.net/visualizar.php?idt=6741999&fbclid=IwAR1lOuF8bkaaMLtXNF1lgIPkFJh0kN7A6Nfj51CodU_YgEKhVCPLNGwCDEE

Os toques diários estão sendo apresentados cada um em um post!

SELICHOT (Rabino Nilton Bonder, CJB)
Selichot é um conjunto de preces recitadas no mês de Elul, antes dos serviços matutinos, alguns dias antes de Rosh Hashana e durante os Iamim Noraim (dez dias entre Rosh Hashana e Yom Kipur).
A palavra Selicha (singular de Selichot) pode ser traduzida como desculpa ou licença, e essa é a essência dessas orações. De certa forma é como se estivéssemos iniciando um processo de desconstrução de nossas culpas e pedindo licença para entrarmos nessa trajetória de perdão que se conclui em Yom Kipur.
Originalmente, o serviço de Selichot consistia de vários grupos de versículos bíblicos, que chegavam ao seu ponto mais importante com a recitação dos Treze Atributos (Adonai! Adonai! El Rachum ve-Chanun...)
Entre os séc.V e VI, foi elaborada uma prece (El Melech Ioshev...) como uma espécie de Prelúdio aos Treze Atributos, e mais tarde, foram acrescentados “pyiutim” (plural de pyiut - poema).
Apos a recitação das selichot segue-se o serviço matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário