domingo, 17 de abril de 2011

Pessach / Passover / History

A little boy once returned home from Hebrew school and his father asked, "what did you learn today?"
He answered, "The Rabbi told us how Moses led the children of Israel out of Egypt."
"How?" 
The boy said "Moses was a big strong man and he beat Pharoah up.  Then while he was down, he got all the people together and ran towards the sea.  When he got there, he has the Corps of Engineers build a huge pontoon bridge.  Once they got on the other side, they blew up the bridge while the Egyptians were trying to cross."
The father was shocked.  "Is that what the Rabbi taught you?"
The boy replied, "No.  But you'd never beleive the story he DID tell us!"

                                        O Senhor me entende, Secretário?

 Esta semana celebramos Pessach, a festa da  liberdade. Uma original narrativa de David Ben Gurión,  escrita  no seu   diário, nos ajuda a compreender seu imponente significado e sua extraordinária magnitude.

Conta Ben Gurión que em 1954, sendo primeiro ministro, viajou aos EUA para reunir-se com o presidente Eisenhower e solicitar apoio e ajuda para os momentos difíceis pelos quais passava o jovem Estado de Israel.

Em um de seus encontros com o então secretário de estado, John Fuster Dulles, este o encarou com um alto grau de soberba: - "Diga-me, Primeiro Ministro, a quem você e seu Estado representam realmente? Acaso os judeus - da Polônia, Iêmen, Romênia, Marrocos, Iraque, da União Soviética ou do Brasil - são todos uma mesma coisa? Depois de 2.000 anos de diáspora é possível falar de um só povo judeu, de uma única cultura, tradição ou costume judaico?"

Ben Gurión  respondeu: "Veja Sr. Secretário. Há mais de 300 anos atrás zarpou da Inglaterra o navio Mayflower,  que transportava os primeiros colonos que se instalaram no  que hoje é a grande potência democrática dos Estados Unidos de América. Te rogo que saias à rua e pergunte a dez meninos norte-americanos o seguinte: “-Qual  era o nome do capitão do barco ? Quanto tempo durou a travessia ?
Que comeram os tripulantes durante a viagem ? E como se comportou o mar durante o trajeto? Seguramente não receberás respostas pontuais".

"Agora preste atenção. Há mais de 3.000 anos que os judeus saíram do Egito. Te peço que em algumas de suas viagens pelo mundo, trate de encontrar-se com dez meninos judeus em diferentes países e  pergunte-lhes como  se chamava o capitão desta  saída; quanto tempo durou a travessia; que comeram  durante a viagem  e como se comportou o mar.
 Quando tiveres as respostas, e se surpreender, trate de se recordar, refletir e avaliar a pergunta que me acaba de formular”.
O Senhor me entende, Secretário ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário